sexta-feira, 15 de julho de 2016

QUANTO VALE A INFORMAÇÃO DA SUA EMPRESA?





Conforme pesquisa do Ponemon Institute, realizada com 45 empresas americanas que perderam seus dados, cada registro de informação perdida teve custo médio de U$S 6,7 milhões de dólares. A pesquisa revela ainda que a violação de dados atingiu US$ 204 dólares por registro perdido ou roubado. Este valor cresce a cada ano e os últimos cinco anos mostram um crescimento de US$ 138 dólares. A mesma Ponemon diz que 59% dos dados corporativos foram desviados por ex-funcionários das empresas.

Outro levantamento realizado pela AIIM (Association for Information and Image Management), aponta que 40% do tempo dos colaboradores de uma organização é perdido na busca de informação, em 70% dos casos a informação é simplesmente recriada e entre 60% a 80% dos casos as pessoas simplesmente não encontram as informações que precisam. 

Por isso, administrar, organizar, controlar e gerenciar a informação, é hoje, uma preocupação entre as empresas e entidades públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos. Esta preocupação ocorre porque o volume de informação gerada pelas empresas cresce fortemente a cada ano de maneira desordenada e descontrolada, gerando custos desnecessários e sem precedentes.


Quanta informação, quantos arquivos, quantos documentos sua empresa gera diariamente? 




Fato é que vivemos na sociedade da informação, e informação é o combustível que impulsiona os negócios da maioria das empresas. Em média, apenas 30% das informações geradas pelas empresas estão organizadas e estruturadas em um ambiente adequado. Este ambiente é o próprio Sistema de Gestão ou (CRM, ERP). Ou seja, o restante das informações que representam 70%, ficam espalhadas em drivers, computadores, anexo de e-mails, pastas na rede, armários, documentos físicos em papel, sem gestão, sem acesso e controle efetivo. O desperdício de tempo, de recursos e a falta de segurança são gigantescos, sem contar que a empresa fica sempre dependente dos colaboradores para obter acesso à informação correta.

A tecnologia ECM  - Enterprise Content Manager (Gestão de Conteúdo Coorporativo) é uma poderosa aliada para a tomada de decisões e um facilitador para a gestão de suas atividades demonstrando um caminho seguro, rápido e eficiente para as empresas se destacarem dos seus concorrentes e conquistarem certificações. A Gestão de Documentos assegura que a informação produzida e utilizada será bem gerenciada, garantindo a confidencialidade, integridade e a rastreabilidade das informações, assegurando o acesso à informação somente a quem precisa dela, e ainda, gerando grande Redução de Custos Operacionais, Insumos e Mão de Obra.




Fonte:

http://www.ponemon.org/blog/2014-cost-of-data-breach-global

http://www.forbes.com/sites/gartnergroup/2012/05/22/infonomics-the-practice-of-information-economics/#325ff4b93927

Gartner Group

AIIM (Association for Information and Image Management)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Como diminuir custos com a gestão de documentos da sua empresa?


Economizar vem sendo um verbo muito conjugado atualmente. Economizar não significa deixar de investir, muito pelo contrário. Investimento feito com sabedoria e disciplina, gera economia de tempo e de custos.

Você já se deu conta de quanto custa a gestão de documentos da sua empresa que é feita manualmente? 

Para entender melhor, vamos considerar um cenário próximo da realidade, para que possamos refletir sobre as circunstâncias abaixo.

Pense nas inúmeras ligações a fornecedores, clientes e colegas de trabalho, cobrando pelos arquivos. Lembre-se que para manter tudo funcionando é necessário energia durante o tempo de espera (Que pode durar horas), visitas técnicas para manter computadores em funcionamento, hardwares e HDs que se vier a ter problemas, resultam em altíssimos custos para recuperação.

Economizar em horas de trabalho e otimizar a produtividade. Considere também o custo/hora de cada colaborador empregado na gestão de toda documentação gerada pela empresa. Quanto tempo o colaborador fica ocioso aguardando ações de terceiros, enquanto poderia resolver o problema imediatamente acessando a informação que necessita, e assim, realizar outra tarefa.

Otimização do tempo = redução de custo.

Desperdício com insumos. Quanto papel e toner são gastos para reproduzir documentos sem necessidade, simplesmente porque o mesmo está com o colega ou foi extraviado, ou porque não é a versão correta. E nem falamos nos gastos com peças e mão de obra para manutenção de impressoras e copiadoras.

Proteja-se contra multas evitáveis. Neste momento, não seria interessante para você como profissional ou empreendedor, contabilizar prejuízos por conta de erros que poderiam ser evitados, não é? 
Paguei a fatura, mas onde está o recibo? Venceu o prazo para pagamento da fatura ou da renovação do contrato? Preciso do documento para atender há uma auditoria ou ordem judicial, ondem encontrá-lo e quanto tempo levarei para isso?

Tenha acesso a todos seus documentos onde você estiver. Seus documentos ficam disponíveis a partir de qualquer dispositivo, 24 horas por dia e 365 dias por ano, com possibilidade de acessos simultâneos por usuários da empresa, na rua ou em qualquer outro lugar. Basta ter acesso à internet. Também permite monitorar, controlar a temporalidade dos documentos e enviar alertas para lembra-los de sua atividades. E, lembrando, sem você gastar tempo atrás disso.

Esteja sempre seguro. Você sabe que documento foi impresso, alterado ou visualizado pelas pessoas que tem acesso a informação da sua empresa?
Além disso, um sistema on-line que armazena todos seus documentos na nuvem te protege de golpes e outras ações criminosas, além de pragas virtuais e de componentes que possam causar falhas. Sem custo com técnico ou qualquer sistema que promete ser infalível.

A resposta mágica para todos estes problemas e questionamentos estão voltadas para soluções de ECM  - Enterprise Content Manager (Gestão de Conteúdo Coorporativo).
É o conjunto de ferramentas, métodos e estratégias utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e oferecer conteúdo e documentos relacionados com processos organizacionais.  Permitem a gestão da informação estruturada de uma organização, sempre que ela existir. Assim, o ECM complementa o ERP, trabalhando INTEGRADO, possibilitando a gestão completa de suas informações, sejam dados, conteúdo ou documentos. 

Fonte: AIIM (Association for Information and Image Management)








terça-feira, 31 de maio de 2016

Educação & Tecnologia: Paperless x Sustentabilidade x TecnologiaO inimigo...

Educação & Tecnologia: Paperless x Sustentabilidade x TecnologiaO inimigo...: Paperless x Sustentabilidade x Tecnologia O inimigo número um das árvores ainda somos nós.  Sim, as pessoas, ganham facilmente de cup...

Como as empresas podem criar um mundo sem lixo?

Paperless x Sustentabilidade x Tecnologia

O inimigo número um das árvores ainda somos nós. 


Sim, as pessoas, ganham facilmente de cupins, traças, qualquer outro animal ou fenômeno natural.  De acordo com a The Economist, o consumo mundial de papel aumentou em 50% nos últimos 30 anos, algo difícil de entender em uma era onde a sustentabilidade, e por sua vez a redução no consumo de papel “Paperless” são ordens do nosso dia a dia.

Com o surgimento da internet, o processo de informatização, impulsionado ainda na década de 70, deu origem a uma série de previsões de que o volume de papel seria drasticamente reduzido ou até mesmo zerado em poucos anos, porém, a burocracia e a legislação além de hábitos ultrapassados, não permitiram que isso ocorresse como deveria.

Em tempos de enfraquecimento econômico, a pressão por uma produção ecologicamente mais responsável, além da própria falta de espaço, aliada a valorização da informação como principal e mais importante ativo das empresas, faz com que projetos de “paperless” se tornem cada vez mais urgentes. No entanto, percebe-se que as empresas estão demorando atentar para esta importante necessidade e os benefícios oriundos da redução no consumo de papel.

Do outro lado, as empresas que trabalham com soluções para gestão do conhecimento ou gestão de conteúdo, não vendem somente novidades, inovação ou tecnologia. Vendem sustentabilidade, redução de custos, economia de espaço físico, de pessoal e, principalmente de tempo.  Entender e implantar soluções em “paperless” e gerenciamento do conteúdo empresarial são fundamentais para a estabilidade e o crescimento das organizações, pois as mesmas tornam-se mais enxutas e mais focadas nos seus negócios quando fazem uma gestão correta e eficiente.




http://lagosys.com.br/servicos/ecm-gestao-de-conteudo/

Fonte:
The Economist: http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2012/04/daily-chart-0
Indústria Brasileira de Árvores (Ibá): http://iba.org/pt/

sábado, 23 de abril de 2016

Sustentabilidade, Economia, Produtividade e Segurança


A gestão eletrônica é o caminho mais eficiente para as organizações que objetivam a sustentabilidade no meio profissional e que pretendem reduzir seu impacto no meio ambiente. Sua adoção compreende a uniformização e digitalização de documentos e processos, reduz o uso de papel, é ecologicamente correta e ainda contribui para eficiente gestão do ambiente de trabalho. A erradicação quase completa de documentos impressos, além do impacto positivo para o meio ambiente, traz benefícios para escritórios em aspectos como: 



  1. Organização de processos: A padronização facilita o acesso à informação, determinando os fluxos dentro da empresa e diminui o tempo na busca por um papel específico em um processo em andamento.
  2. Protege a memória da entidade: A Gestão de Documentos torna desnecessário o desperdício de um espaço físico para manter um arquivo. A memória da organização fica protegida, sem sofrer o desgaste inevitável que o papel físico sofre, além de ficar disponível para acesso remoto rapidamente a qualquer momento. Ter o registro histórico da entidade organizado e resguardado é essencial para as empresas não perderem nada com uma possível rotatividade de funcionários, extravio ou desastre.
  3. Redução de Custos: O impacto mais visível nos custos de uma empresa que opta por uma Gestão de Documentos é a diminuição expressiva de gastos com reprodução de papel, tonner e manutenção de impressoras. Também diminui os custos com manutenção de arquivo e transporte para levar documentos de um espaço para o outro (caso a entidade seja descentralizada, por exemplo). Neste caso há uma economia de combustível, correios e desgaste do veículo. Mesmo dentro da empresa, não será mais necessário o deslocamento de colaboradores de uma sala para outra, deixando-o com mais tempo para se dedicar a outras tarefas. 
  4. Organização e Produtividade: Salas destinadas para um grande almoxarifado não precisam mais ser ocupadas para armazenar documentos físicos. Além de o arquivo digital ficar organizado em um ambiente seguro, protegido e de fácil acesso, do ponto de vista organizacional, tira os documentos de circulação física. Os relatórios não ficam empilhados na mesa dos colaboradores, reduzindo a possibilidade de perda e extravio. Agiliza consultas para responder rapidamente a auditorias, demandas judiciais e aos próprios clientes e fornecedores, além de manter todo o histórico e controle dos documentos. 

sexta-feira, 4 de março de 2016

20% da perda na produtividade de cada funcionário, deve-se a processos relacionados com documentos.



Perder tempo demais procurando documentos espalhados por aí ou correndo atrás de alguma informação é algo que pode e deve ser evitado. Um escritório bagunçado causa perda de tempo e dinheiro. E no mundo digital a bagunça também é muito comum. Arquivos espalhados em pastas, discos, e-mails ou mídias, há tempos não é sinônimo de organização, controle e segurança. 

O volume de dados empresariais aumentou seis vezes nos últimos cinco anos e vai continuar a evoluir no mesmo ritmo.


O conjunto de informações geradas por qualquer organização é à base do seu conhecimento. Na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que as informações são consideradas os principais patrimônios de uma organização, as mesmas estão também sob constante risco. Perde-las, refaze-las, não encontra-las ou não saber se a mesma é confiável, constituem em grandes prejuízos e é um fator decisivo para a sobrevivência das organizações.



O equilíbrio entre a necessidade de redução de custos operacionais e o aumento da produtividade é o principal impulsionador de muitas iniciativas no local de trabalho, aumentando o número de empresas que prestam mais atenção aos seus custos operacionais relacionados com a impressão e à procura de soluções que simplifiquem as suas atividades.


Cuide bem das informações da sua empresa. A gestão de documentos e a segurança da informação não é uma despesa, e sim uma obrigação.



Fonte: IDC (http://br.idclatin.com/)


quarta-feira, 2 de março de 2016

Preocupado com a segurança dos documentos da sua empresa?


O MERCADO DISPÕES DE NOVAS TECNOLOGIAS QUE, ALÉM DE GARANTIR MAIOR SEGURANÇA, INTERFEREM DIRETAMENTE NOS RESULTADOS FINAIS DAS EMPRESAS.

Sabemos que a tecnologia atual permite que empresas utilizem recursos como WhatsApp, redes sociais, vídeo conferência e o tradicional e-mail para comunicar-se com clientes, colaboradores e parceiros, agilizando assim seus negócios. Porém, um fator importante que vem preocupando muito o mercado é A FALTA DE SEGURANÇA na troca de dados sigilosos e inúmeros documentos espalhados em diversos locais diferentes como (Hds, pen-drive, e-mails, diretórios de rede, etc.)

NESTE CENÁRIO, COMO OS EXECUTIVOS PODEM ASSEGURAR E GARANTIR A PROTEÇÃO DOS SEUS NEGÓCIOS, SEM PERDER AGILIDADE E VELOCIDADE NOS PROCESSOS INTERNOS, E AO MESMO TEMPO, DIMINUIR CUSTOS E AUMENTAR OS LUCROS?


Bem, a resposta é simples, palpável e já está disponível no mercado.


Estamos falando da tecnologia para Gestão de Documentos e Processos (ECM/BPM), que somados a criptografia, tornam os documentos trafegados eletronicamente uma solução prática e factível para os mais diferentes nichos de mercado, permitindo que as informações estejam centralizadas e um repositório e sejam codificadas, evitando que outras pessoas as acessem indevidamente.
Há ainda a possibilidade da assinatura digital que garante esta segurança para os negócios, na qual o documento é assinado por meio de uma plataforma 100% segura, fácil, ágil, e acima de tudo criptografada, em conformidade com a legislação brasileira.
Com esta solução, os documentos são 100% auditados e estão salvos de qualquer tipo de violação. Além da redução de custos, proporciona maior segurança, agilidade, praticidade e eficiência nos processos. Por este motivo, esta tendência já é realidade e quem não aderir vai ficar para trás de muitas organizações que já utilizam a gestão de documentos e já conseguem identificar um aumento nos lucros e otimização do tempo.



Fonte: http://computerworld.com.br