sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pressupostos pedagógicos de objeto de aprendizagem


A tecnologia da informação através de softwares, aplicativos digitais para educação e a própria Web 2.0 possibilitam um mundo gigantesco de possibilidades contendo ferramentas conhecidas como Objetos de Aprendizagem (OAs) que podem ser utilizadas pelo docente como apoio para promover o ensino e a aprendizagem dos seus alunos. O melhor de tudo isto, é que muitas ferramentas não possuem custo algum. Porém, há uma grande dificuldade em selecionar qual é o OAs adequada porque há diversas formas de trabalho, que refletem diferentes aspectos teóricos. Desta forma, é necessário conhecer alguns enfoques teóricos que ajudam a nortear a construção e o uso dos OAs apropriados.

Enfoques teóricos de ensino e aprendizagem


Comportamentalista (Skinner): Ênfase nos comportamentos observáveis, mensuráveis do sujeito, com o uso da tríade estimulo-resposta-reforço. Aprender é uma mudança de comportamento. É importante o uso de Feedback imediato às respostas, às questões e problemas expostos. Exemplos de OAs: quis, palavras cruzadas, questionários de respostas simples e múltipla, exercício de verdadeiro ou falso.


Cognitivismo (Piaget): Ênfase na cognição, onde aprender é construir conhecimentos. Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação. Deve-se propiciar situações de aprendizagem que favoreça o inventar e o descobrir, estabelecendo múltiplas relações entre a construção e reconstrução.  Exemplos de OAs: Estudo de caso, chat, mapa conceitual, fórum de discussão e resolução de problemas.

Construtivismo (Vygotsky): Ênfase na gênese do conhecimento, onde aprender é reestruturar-se mentalmente para buscar novo equilíbrio. Envolve a construção de significados através de processos de troca de informação entre o sujeito e seu meio social e cultural no ritmo de cada estudante. Deve-se considerar o aluno como agente da sua própria aprendizagem. Exemplos OAs: Multimídia, Simulação, experimentos, estudo de caso, mapa conceitual, fórum de discussão, ambientes virtuais e jogos usando realidade virtual.


Humanismo (Paulo Freire): Ênfase na pessoa, onde aprender leva a auto realização e ao crescimento profissional. Engloba as aprendizagens cognitiva, afetiva e psicomotora considerando que a preocupação com o ser humano integral, remete a necessidade de aprendizagem continua. Em função do estudante giram as atividades escolares, sendo este livre para fazer escolhas . O ensino assume caráter de facilitador da auto realização e crescimento pessoal. O diálogo é peça chave  pois implica um pensar crítico. Exemplos OAs: blogs, podcasts, fórum de discução, estudo de caso, ambientes virtuais.


Bibliografia:
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach(Orgs) . Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014, 504 p. CINTED/UFRGS. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/102993.


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