terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sentimentos frágeis atrapalham a carreira da geração Y



Através de pesquisas realizadas recentemente, uma ocorrência que chama bastante atenção, mostra que a fragilidade emocional é uma das grandes barreiras para o sucesso profissional dos jovens que fazem parte da geração Y. Será que podemos atribuir esta condição ao excessivo uso da tecnologia? Em partes sim, porque a comunicação é excessivamente feita por meios tecnológicos como, de redes sociais, ou ferramentas de mensagens instantâneas como WhatsApp, por exemplo. Desta forma, os jovens acabam deixando de lado a percepção corporal, gestual e oral, dificultando a identificação de suas emoções e a dos outros, tornando-se assim, pessoas mais carentes e portanto, sofrendo problemas de relacionamento com os colegas.



Fonte: 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O que desmotiva o jovem profissional da Geração Y?



No cenário corporativo atual onde a "Tecnologia da Informação" possibilita uma gigantesca produção de conteúdos diários, as atividades profissionais tornaram-se mais dinâmicas e os jovens da “Geração Y” que fazem uso desta tecnologia acabam sendo desafiados constantemente em busca de inovações. Todavia, estes desafios poderiam ser bem mais motivadores se não fosse pelos seus líderes “Veteranos”, que através da incoerência e a falta de transparência nas suas atitudes, acabam atingindo negativamente os a atuação dos jovens no mercado de trabalho.

Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2014/10/17/a-incoerencia-desmotiva-a-geracao-y/

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O FÓRUM EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO COLABORATIVO


É sabido que a utilização da Tecnologia da Informação abre novas perspectivas sobre seu uso na educação, configurando um novo processo lógico, onde ensinar e apreender não possuem limites nem restrição de espaço, tempo e local.

Diante deste cenário de aprendizado, o fórum é uma ferramenta que utiliza um ambiente virtual (World Wide Web) para proporcionar discussões de cunho colaborativo. Trata-se de um meio de comunicação assíncrono que faz uso da tecnologia para enviar mensagens destinadas a um grupo de pessoas habilitadas, onde os direitos para participar são definidos por um organizador/administrador. Um site da internet é usado como espaço (meio) de interação, pelo qual os integrantes podem definir o conteúdo das discussões e interagir sob a forma de perguntas, hiperlinks, acrescentando textos, imagens ou recursos multimídia. A organização do espaço destinado ao fórum é muito importante, pois as discussões devem ocorrer em torno de um assunto definido claramente, de tal forma que a interação dos participantes signifique aprofundamentos sobre o tema central e crie uma sequencia que facilite a visualização, sendo possível acompanhar nitidamente o desenvolvimento das discussões em torno do assunto.


Neste ambiente de aprendizado colaborativo o aluno é o agente principal e deve utilizar o fórum como ferramenta para participar, interagir e aprender com ela. O tutor por sua vez, assume o papel de responsável pela organização, mediação e orientação ao aluno.






Fonte: O FÓRUM EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO COLABORATIVO, Gerson Pastre de Oliveira, Doutorando em Educação (USP), disponivel em: SITE EDUCACIONAL (www.siteeducacional.com.br) 

sábado, 18 de outubro de 2014

Exemplo simples de utilização de um Objeto de Aprendizagem (OAs)






Objeto: Vídeo -  Backup do Windows7 - Meus Dados



O objetivo da atividade é demonstrar como restaurar os dados do computador, depois de restaurar o funcionamento do sistema operacional. Consiste em fazer uso da tecnologia, solicitando ao próprio aluno que procure pelo vídeo e em seguida o assista. Após, o aluno deverá realizar o procedimento visto usando um computador, porem, não deve mais consultar o vídeo. Se necessário, o aluno pode repetir a atividade, assistindo o vídeo novamente e depois tentar realizar o procedimento outra vez no computador local. A partir da atividade proposta o aluno desenvolverá habilidade de observação e interpretação para construir o seu significado. Este objeto de aprendizagem, contempla o enfoque teórico do construtivismo, uma vez que faz uso da tecnologia multimídia, através da demonstração e simulação, sendo necessário que o aluno seja o agente principal da sua própria aprendizagem.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pressupostos pedagógicos de objeto de aprendizagem


A tecnologia da informação através de softwares, aplicativos digitais para educação e a própria Web 2.0 possibilitam um mundo gigantesco de possibilidades contendo ferramentas conhecidas como Objetos de Aprendizagem (OAs) que podem ser utilizadas pelo docente como apoio para promover o ensino e a aprendizagem dos seus alunos. O melhor de tudo isto, é que muitas ferramentas não possuem custo algum. Porém, há uma grande dificuldade em selecionar qual é o OAs adequada porque há diversas formas de trabalho, que refletem diferentes aspectos teóricos. Desta forma, é necessário conhecer alguns enfoques teóricos que ajudam a nortear a construção e o uso dos OAs apropriados.

Enfoques teóricos de ensino e aprendizagem


Comportamentalista (Skinner): Ênfase nos comportamentos observáveis, mensuráveis do sujeito, com o uso da tríade estimulo-resposta-reforço. Aprender é uma mudança de comportamento. É importante o uso de Feedback imediato às respostas, às questões e problemas expostos. Exemplos de OAs: quis, palavras cruzadas, questionários de respostas simples e múltipla, exercício de verdadeiro ou falso.


Cognitivismo (Piaget): Ênfase na cognição, onde aprender é construir conhecimentos. Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação. Deve-se propiciar situações de aprendizagem que favoreça o inventar e o descobrir, estabelecendo múltiplas relações entre a construção e reconstrução.  Exemplos de OAs: Estudo de caso, chat, mapa conceitual, fórum de discussão e resolução de problemas.

Construtivismo (Vygotsky): Ênfase na gênese do conhecimento, onde aprender é reestruturar-se mentalmente para buscar novo equilíbrio. Envolve a construção de significados através de processos de troca de informação entre o sujeito e seu meio social e cultural no ritmo de cada estudante. Deve-se considerar o aluno como agente da sua própria aprendizagem. Exemplos OAs: Multimídia, Simulação, experimentos, estudo de caso, mapa conceitual, fórum de discussão, ambientes virtuais e jogos usando realidade virtual.


Humanismo (Paulo Freire): Ênfase na pessoa, onde aprender leva a auto realização e ao crescimento profissional. Engloba as aprendizagens cognitiva, afetiva e psicomotora considerando que a preocupação com o ser humano integral, remete a necessidade de aprendizagem continua. Em função do estudante giram as atividades escolares, sendo este livre para fazer escolhas . O ensino assume caráter de facilitador da auto realização e crescimento pessoal. O diálogo é peça chave  pois implica um pensar crítico. Exemplos OAs: blogs, podcasts, fórum de discução, estudo de caso, ambientes virtuais.


Bibliografia:
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach(Orgs) . Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014, 504 p. CINTED/UFRGS. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/102993.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014



Web 2.0


O termo já é antigo e foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, tendo como regra fundamental o aproveitamento da inteligência coletiva. A Web 2.0 é uma nova faze, um novo momento da internet como plataforma, onde, através de novos recursos tecnológicos, como HTML5 por exemplo, é possível gerar conteúdo, interagir (colaborar) e compartilhar com pessoas online.



Para a EDUCAÇÃO, através da Web 2.0 é possível criar grupos (Fóruns) para debater, socializar com colegas e professores, possibilitando atingir uma abrangência de aprendizagem que antes não poderia ser alcançada. Com isso, mudaram também as práticas pedagógicas como, por exemplo, a forma de avaliar. Ainda, abriram-se novas possibilidades para atividades de aprendizagem mais ricas e fáceis de serem realizadas e proporcionou um grande auxilio no gerenciamento dos materiais didáticos.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Vazam nomes de usuários e senhas do serviço Dropbox




Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem. Centenas de usuários e senhas tiveram suas credenciais reveladas. O serviço vem sendo alvo perigoso e a recomendação é para que que usuários alterem suas senhas (para senhas fortes) ou mudem para outros serviços, como, SpiderOak, por exemplo, que não possui acesso aos dados dos seus clientes e somente o próprio usuário possui a chave para decifrar a criptografia.


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Realidade AUMENTADA

http://olhardigital.uol.com.br/video/veja-as-novas-aplicacoes-da-realidade-aumentada/44623



A tecnologia é antiga, mas só agora virou tendência. Aos poucos está ganhando força e se popularizando porque há muitas aplicações. Mais especificamente pode ser usada como suporte ao ensino porque possui grande poder pedagógico e também em pesquisas nas áreas de arquitetura e construção.