Qual a importância da Gestão de Pessoas para o docente?
Esta é uma síntese do que vimos em um dia de aula na instituição de ensino FTEC Faculdades, no curso de Pós-Graduação em "Gestão e Docência do Ensino Superior" da disciplina "Gestão de Pessoas e Equipes".
Vivemos em um ambiente cercado por pessoas aonde a filosofia nos mostra que somos uma espécie de indivíduo racional, sendo que este, basicamente é o principio que nos diferencia de outros animais. Através da psicologia podemos entender um pouco melhor o comportamento destes seres “humanos” e a gestão por sua vez, compreende que é possível administrar e criar um clima de relacionamento agradável entre os mesmos. Então, é desta forma e com esta importância toda que a Gestão de Pessoas está inserida em nossas vidas. Embora o movimento tenha sido impulsionado para atender o meio coorporativo com objetivo de melhorar a qualidade e as condições de trabalho, sua ideologia logo se expandiu, estabelecendo esta gestão, necessária em qualquer lugar onde há convívio de pessoas, seja no trabalho, em casa, no esporte ou na educação. Quer dizer, em todos os lugares onde as pessoas convivem, é indispensável haver gestão. Mas para que haja uma boa gestão é necessário incluir neste cenário uma peça muito importante, chamada “líder”. Sim, este é o nome que atribuímos ao individuo capaz de administrar um grupo de pessoas. Dentre algumas de suas habilidades estão o equilíbrio emocional, dar o exemplo através de suas atitudes, não ser o dono da verdade, não ter medo de liderar e ter respeito e admiração pelas pessoas que o cercam. Esta pode ser uma tarefa complexa, mas ao mesmo tempo pode ser simplificada se julgarmos que este profissional consiga realizar seu trabalho empregando muito bom senso e muito tempero (sabendo dizer sim e não) em suas atitudes.
Trazendo este contexto para a educação, mais precisamente para dentro da sala de aula e tendo o docente como principal sujeito deste panorama, compreende-se um pouco melhor o tamanho de suas responsabilidades, afinal, ele também precisa saber agir como líder para poder gerir seu trabalho. Portanto, saber liderar é sim uma competência muito importante para o profissional da área de educação porque esta competência requer determinadas habilidades já mencionadas, mas sobre tudo, envolve tomar algumas decisões e delegar outras. É importante o docente ter consciência que não é detentor do conhecimento, afinal, com advento da internet o acesso à informação está disponível vinte e quatro horas por dia, por isso, aos poucos o “professor” como é conhecido vai se tornando um mediador de informação, podendo não só apresentar seus conteúdos de tal forma que facilite e incentive o ensino/aprendizagem, mas também aprender e crescer junto com seus alunos. O educador precisa saber que suas atitudes estão sendo sempre observadas, avaliadas e consequentemente julgadas, então, saber dar o exemplo torna-se um papel fundamental e a soma destas habilidades, contribui para uma boa gestão do seu grupo de pessoas.